Onde estão as principais oportunidades para trabalhar com Blockchain


Principais oportunidades de carreira em Blockchain
Foto: Shutterstock

Embora ainda demore para termos uma adoção generalizada da tecnologia blockchain na sociedade, diferentes setores, incluindo finanças, manufatura e saúde, estão investindo no desenvolvimento do potencial da tecnologia. 

O objetivo deste investimento em pesquisa blockchain é criar soluções para desafios que há tempos limitam ou dificultam os negócios, como altas despesas operacionais, baixas velocidades de transação e o gerenciamento de dados inseguros. 

O crescimento contínuo do setor de blockchain resultou no surgimento de novas oportunidades de carreira. Com isso em mente, vamos explorar algumas fontes de oportunidades de emprego na indústria de blockchain.

Onde estão as oportunidades de carreira da Blockchain?

O mercado de trabalho de blockchain e criptomoeda é encabeçado por quatro setores importantes. São eles:

  1. Empresas de tecnologia

Caso a tecnologia blockchain atinja uma adoção em massa, empresas de tecnologia como Facebook, Microsoft, Apple e Google serão forçadas a se adaptar já que o sucesso destes está associado aos serviços centralizados que oferecem.

É importante observar que as empresas do setor de tecnologia reconheceram o potencial da tecnologia blockchain e a necessidade de adaptação.

Consequentemente, a maioria das empresas de tecnologia já está investindo em projetos com o intuito de encontrar usos do blockchain para benefício do seu próprio negócio.  

Um exemplo desse tipo de projecto é o Hyperledger, o qual foca em oferecer às empresas as ferramentas necessárias para facilitar a implementação da tecnologia blockchain.

  1. Startups

Até o momento existem mais de 1500 startups de blockchain e criptomoeda registradas nos EUA que somadas arrecadaram mais de US$ 3,7 bilhões apenas com suas Ofertas iniciais de moedas (ICO).

Basicamente as startups nesse setor são lançadas por entusiastas de criptomoeda e blockchain que estão convencidos do potencial que essa tecnologia possui e optam por investir desde cedo. 

As startups nesse setor também podem ser fornecedores de carteiras, sites de notícias e plataformas educacionais, as quais foram criadas para impulsionar outros projetos de blockchain.

Embora a maioria dos empregos criados pelas startups não oferecesse salários no início, atualmente muitos estão oferecendo pacotes de remuneração bastante atrativos.

  1. Legacies

Legacies, ou Legados em português, é  um termo que se refere à grandes corporações, como bancos, empresas de contabilidade e escritórios de advocacia, que estão em operação há muitos anos. 

Embora essas empresas tenham desprezado a tecnologia Bitcoin e blockchain quando foram introduzidas, agora estão começando a reconhecer seu potencial de transformação.

Como estas empresas são altamente lucrativas e gozam de domínio do mercado em seus respectivos setores, estão montando equipes de especialistas em blockchain para criar soluções baseadas em blockchain para seus negócios.

  1. Governos

É grande o potencial de redução de custos que a tecnologia blockchain oferece. Consequentemente, vários governos estão contratando consultores de blockchain para aconselhá-los sobre como essa tecnologia pode ser integrada ao desempenho e fornecimento de serviços estatais.

Quais são as oportunidades de carreira na tecnologia Blockchain?

Com as instituições mencionadas criando novas oportunidades de emprego em blockchain todos os dias os profissionais capacitados para preencher as vagas incluem:

  • Desenvolvedores de blockchain
  • Gerentes de projeto de blockchain
  • Profissionais de nível básico e de estágio
  • Web designers de blockchain
  • Engenheiros de blockchain
  • Consultores jurídicos de blockchain
  • Profissionais não técnicos
  1. Desenvolvedores de blockchain

Esta é uma das oportunidades mais lucrativas para os profissionais com conhecimento em codificação.

É amplo o mercado e vários setores (como provedores de serviços financeiros, governos, empresas de tecnologia) têm pesquisa e desenvolvimento em tecnologia blockchain com o objetivo de encontrar soluções para os desafios existentes.

  1. Gerentes de projeto de blockchain

Não é preciso dizer que as startups e empresas desse setor estão interessadas em criar soluções de blockchain. Isso significa que eles precisarão comunicar suas necessidades a empresas de desenvolvimento de blockchain.

Esse requisito exige um gerente de projeto especialista em gerenciar e facilitar os projetos em questão e esta demanda aumentará conforme as empresas obtenham mais clientes.

Os gerentes de projeto são responsáveis ​​por facilitar a comunicação entre as principais partes interessadas durante a realização de um projeto.

Por exemplo, os proprietários da empresa precisam que suas necessidades sejam traduzidas para linguagem técnica, enquanto as necessidades dos desenvolvedores de blockchain precisam ser traduzidas para um linguagem mais acessível. É aqui que entram os gerentes de projeto.

  1. Profissionais de nível básico e de estágio

Em nivel de estagio é exigido que o profissinal faça o design e desenvolvimento de registros distribuídos em blockchain usando plataformas de código aberto e de propriedade de blockchain, como Linux.

Já dos profissionais de nível básico nesse setor é requerido que desenvolvam pilotos de blockchain e provas de conceito.

  1. Web designers de blockchain

Startups e as empresas desse setor exigirão que os designers sejam capazes de criar sites que forneçam aos clientes informações sobre seus produtos ou serviços dentro do prórpio blockchain.

Portanto, o web designer blockchain representa outra carreira que pode ganhar espaço à medida que essa tecnologia se desenvolve.

  1. Engenheiros de Blockchain

A adoção em massa do blockchain exigirá profissionais cujas funções incluem o desenvolvimento e a aplicação de soluções digitais para empresas que usam essa tecnologia.

Essencialmente, os engenheiros deverão explorar os requisitos de tecnologia blockchain de sua corporação e criar aplicativos que atendam a esses requisitos.

  1. Consultores jurídicos de Blockchain

Esta oportunidade de carreira consiste no fornecimento de consultoria jurídica sobre como organizar e controlar suas ICOs, algumas das quais estão agora sob crescente supervisão e regulamentação.

Além disso, espera-se que os consultores jurídicos de blockchain seja capazes de elaborar compromissos e contratos legítimos, pois essa tecnologia fornece uma ferramenta de automação de processos corporativos conhecida como contratos inteligentes.

  1. Profissionais não técnicos

É importante destacar que o desenvolvimento da indústria de blockchain exige mais do que suporte técnico. Como qualquer outro setor, os projetos de blockchain exigem contadores, advogados, relações públicas, profissionais de marketing, entre outros.

Áreas de crescimento

Com a expectativa de que o setor de blockchain continue crescendo, algumas das novas funções que podem ser necessárias no futuro incluem:

  • Mídia: O objetivo dos inventores de blockchain é a ampla adoção dessa tecnologia. Por esse motivo, é esperado o surgimento de agências, firmas de relações públicas e meios de comunicação focados em blockchain nos próximos anos.
  • Desenvolvimento de dApps: O sucesso da tecnologia blockchain está atrelado ao desenvolvimento de aplicativos descentralizados de ampla utilidade. Consequentemente, a demanda por designers de software para o desenvolvimento de dApps continuará aumentando.
  • Logística: a capacidade da blockchain de armazenar e transferir grandes quantidades de informações pode ter uma grande consequência na maneira como as cadeias de suprimentos funcionam. Isso promete mudanças significativas na agricultura, na indústria pesada e no comércio internacional.
  • Negociação de ações: O mercado de ações expandiu-se significativamente nos anos 80. O mercado de moedas está em uma trajetória semelhante, com um volume de troca de criptomoedas girando em torno de dezenas de milhões de transações diárias. Isso significa uma maior demanda por gerentes de ativos, corretores de criptografia, analistas e consultores de ICO.

No geral, a demanda por profissionais de blockchain aumentou 63% entre 2015 e 2018.

No entanto, essa demanda ainda não está sendo atendida com uma oferta suficiente de especialistas. Ou seja, há ainda muito espaço no mercado e inúmeras oportunidades para se aproveitar.


Sobre o autor

Fares Alkudmani é formado em Administração pela Universidade Tishreen, na Síria, com MBA pela Edinburgh Business School, da Escócia. Desde janeiro de 2019, atua na empresa de criptomoedas Changelly como gerente geral para a América Latina.



Com informações: Portal do Bitcoin – https://portaldobitcoin.com/onde-estao-as-principais-oportunidades-para-trabalhar-com-blockchain/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *